A gravidade atrai os corpos
Sexta-feira, 17 de Agosto de 2007
Longe

À distância, o cimo da montanha não se distingue do topo da montanha.

Isso poderia ser uma razão suficiente para não me preocupar em estar num lugar ou noutro.

E foi assim que senti sempre o meu lugar, estivesse no topo ou na base do gigante megalítico.

Entre o alto e o baixo da rigorosa construção dos elementos, não seria eu a escolher ou dizer o melhor.

Para a natureza indiferente, uma e outra coisa têm um lugar que não permite hierarquias ou ordens.

E eu faço parte, queira ou não, dessa indiferença da natureza.


À distância, qualquer que ela seja, a diferença que se encontra entre as diferenças, é mínima.

À medida que a distância aumenta, as diferenças tendem rapidamente para zero.

E seria fácil rever as diferenças e pensar que as diferenças mínimas não chegam a ser diferenças.


Quando a montanha parece, assim como hoje, íngreme e cheia de impossibilidades, olhar para ela a grande distância, ainda que apenas pelo olhar da imaginação, tem esse efeito de colocar as diferenças numa medida que possa ser medida com o curto discernimento que acolho.

Vejo ao longe a altura imensa que transponho e o peso imenso que transporto, e tudo parece menor e mais leve, deixando ao passo o seu ritmo mais fácil e veloz.

Do olhar distante recolho ensinamentos dúbios que auxiliam por momentos a relatividade fortuita dos sentidos e das dores.


À distância, pode olhar-se para o outro lado da terra e não ver senão grãos de areia, e, semeadas nela, cores que encantam e disfarçam as abissais diferenças que para sempre ficam ocultas.


Mas é essa mesma indiferença que me arrasta para o largo horizonte.

Lá em cima vêem-se as mesmas estrelas, à mesma distância e com as mesmas cores.

Mas há mais estrelas e o céu é mais imponente.

Lá em cima a diferença é maior... e a indiferença também.


À distância este ocaso que me preenche é invisível excepto para mim.

Vejo os astros a moverem-se coordenados como se tivessem uma intenção e me ignorassem.

Penso que é o meu o olhar que lhes dá existência e com isso tento sobreviver.

A minha função de observador do céu, dá sentido ao mesmo céu - retira-o da inutilidade.


No topo da montanha falo com os astros que não me escutam.

Tento escutar os astros e ouço silêncio.

O que quer que eu diga esgota-se na curta distância da minha voz.

Passa-se qualquer coisa com a natureza que não se liga a nada nem a ninguém.

Deve ser isso que nos humanos é errado.


Pressupor que a distância pode apagar todos os ecos e todas as diferenças.

Gerar nas mentes o esquecimento.

Diluir com rapidez os sentidos e as formas.

Mas no fim persistir em algum lugar um vazio que só a natureza inorgânica é capaz de suportar.


Sísifo


tags:

publicado por prólogo às 19:54
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Forma

Rasto

Eco

Conto

Adiamento

Vácuo

Longe

Surpresas

Ácido

Cansaço

arquivos

Março 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds